Revista do Imóvel
Revista do Imóvel






Para o criador deste projeto, o designer e empreendedor americano Graham Hill, a nossa qualidade de vida não está proporcionalmente relacionada à quantidade de coisas que temos. Para ele, podemos viver melhor, de forma mais saudável e feliz, em espaços pequenos, porém funcionais. Esse é o principal objetivo do desenvolvimento do programa LifeEdited – termo que poderia ser traduzido literalmente para “vida editada”. O projeto, que incentiva um novo estilo de vida, inclui um apartamento de apenas 40 metros quadrados, mas que abriga seis cômodos diferentes, construído em Nova York, nos Estados Unidos.
O vídeo abaixo (em inglês) mostra exatamente como são feitas as transformações das peças. Logo de início, o apartamento parece somente um estúdio simples. No entanto, com apenas alguns movimentos, a cama de casal pode ser embutida na parede, dando lugar a um sofá. Assim, o quarto se transforma em uma sala de estar.
Além disso, toda a parede em frente à estrutura que abriga a cama é feita de armários, cujos compartimentos são utilizados para guardar roupas, objetos e, inclusive, a televisão. O computador também fica escondido nessa estrutura. Basta puxar a mesa para fora e voilà: um home office.
O designer desenvolveu também uma mesa modular, cuja estrutura que dá suporte ao tampo encolhe como uma sanfona. Quando totalmente montada, a peça acomoda confortavelmente até 10 pessoas para um almoço ou jantar. As cadeiras, por sua vez, podem ser empilhadas e guardadas dentro do armário.
Deu vontade de assistir a um bom filme? Basta apagar as luzes e curtir um cinema caseiro, já que o apartamento também incluir um projetor.

Os criadores do projeto LifeEdited pretendem construir apartamentos similares a esse em todo o país. A ideia é espalhar por todos os cantos que é possível viver bem em espaços pequenos.
